Blog

    Isenção de ICMS em Serviços Públicos

    Redução de Tributos) Isenção do ICMS em Serviços Públicos - Luz, Gás - de Igrejas, Organizações Religiosa.

    Obtenha isenção no ICMS em Serviços Públicos como Luz e Gás da sua Igreja - Organização Religiosa.

    É possível obter uma redução na conta de Energia Elétrica, bem como do gás para igrejas.

    Vejamos o que diz a lei quanto ao assunto em questão.

    Estabelece a Constituição Federal, Art. 150, inciso VI, “b”, in verbis:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    VI – instituir impostos sobre:
    b) templos de qualquer culto;
    § 4.º - As vedações expressas no inciso VI, alíneas “b” e “c”, compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas.

    Corroborando com o dispositivo mencionado, dispõe a Lei do Estado do Rio de Janeiro, sob n. 3266/99, com alterações pela Lei Complementar 182/2018, assim dispondo em seus artigos, vejamos:

    Art. 1º Fica proibida a cobrança de ICMS nas contas de serviços públicos estaduais – energia e gás – de igrejas, templos de qualquer culto, Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Beneficentes que atendam majoritariamente pacientes oriundos do S.U.S – Sistema Único de Saúde, Associação Brasileiras Beneficentes de Reabilitação – ABBRs, Associação Fluminense de Reabilitação – FR, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs e Associações Pestalozzi, desde que os imóveis estejam comprovadamente na posse dos respectivos templos, igrejas, Santas Casas de Misericórdia, hospitais Beneficentes, Associações Brasileiras Beneficentes de Reabilitação – ABBRs, Associação Fluminense – AFR, Associações de Pais e Amigos Excepcionais – APAEs e Associações Pestalozzi.

    Art. 4º Os estabelecimentos mencionados no artigo 1º da presente Lei deverão requeres, junto às empresas prestadoras de serviços, a imunidade a que têm direito.

    Desta forma, conforme diretriz dos artigos supracitados, temos garantida a isenção (redução) da cobrança do ICMS nas Contas de Serviços Público de fornecimento de Energia (Luz) e Gás das Organizações Religiosas – Igrejas, concedido por Lei Estadual do Estado do Rio de Janeiro, ou seja, esse benefício é permitido apenas no Estado do Rio de Janeiro.

    Para obter o benefício é necessário cumprir alguns requisitos, quais sejam:

    1. Estar devidamente constituída (CNPJ) como pessoa jurídica de direito, no caso específico, como Organização Religiosa - Igreja, com a prática da realização de culto de natureza religiosa.

    2. Comprovar que a Igreja possui a posse e/ou propriedade do imóvel a qual consta no registro o número do Cliente e o número do Medidor do fornecimento de Energia Elétrica (Luz) para o qual requer o benefício, fatos que devem ser comprovados por documentação probante.

    Para comprovar a posse e/ou propriedade, podemos por exemplo anexar o contrato de locação ou o título da propriedade do imóvel.

    Após, de posse dos documentos acima, deverá ser requerido o benefício junto ao órgão competente, para que seja concedida a isenção/imunidade do ICMS incidente sobre as Contas do Fornecimento de Energia Elétrica da Light S/A.

    Por fim, é de extrema importância observar que deverá ser informada a desocupação do imóvel para finalizar a isenção, sob pena de sanções civis e criminais.

    Preencha o formulário e obtenha o modelo de requerimento para obter esse benefício.


    Por favor, digite seu Nome Completo...!
    Por favor, digite seu e-mail...!
    Por favor, digite seu Celular...!
    Por favor, digite sua Área de Atuação...!
    Por favor, digite os números de validação acima.
    Por favor, concorde com os Termos de Uso...!

    Sobre

    Somos um escritório de Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica. Atendemos pessoas Físicas e Jurídicas, em todo o Território Nacional, atuando em diversos ramos do Direito, em especial: Cível, Bancário, Tributário, Empresarial, Eclesiástico, entre outros.

    Contamos com Serviços Jurídicos Online, navegue em nosso site e confira.
    Será uma honrá atendê-lo, sinta-se a vontade para nos contactar.
    © 2014 - 2021 Pantaleão Advocacia. Todos Direitos Reservados. | Termos de Uso e Política de Privacidade